Reposicionamento de produto: Como Transformamos o rótulo da Catuabom

Se tem uma bebida que está dando o que falar é a catuaba. Ela já é tradição em bares e copos do Brasil há décadas, mas andava meio distante do paladar dos mais jovens. Porém, no carnaval de 2016, voltou a ser sinônimo de festa para a nova geração. Nesse contexto, a Paratudo Indústria de Bebidas desafiou a equipe da X idea a criar um novo rótulo e reposicionamento para a Catuabom. Para nós, desafio dado é desafio cumprido. Com o intuito de realmente trazer algo inovador, trabalhamos para não só chegar à meta esperada pelo nosso cliente, mas ultrapassá-la. Confira os estágios desse processo:

O ANTIGO RÓTULO DE CATUABOM

A embalagem anterior da Catuabom possuía um formato semelhante ao de garrafas de bebidas mais tradicionais, como conhaque e licor. O rótulo também seguia essa mesma direção, transmitindo a ideia de algo mais antigo e sério. Portanto, poderia gerar certa confusão, se vista em cima de uma prateleira de qualquer estabelecimento em meio a diversas opções.

UM NOVO CONCEITO DE CATUABA

Partindo de algumas avaliações de concorrentes, percebemos que deveríamos trazer não só uma nova roupagem, mas também ideias inovadoras. Afinal, mesmo que as demais bebidas do seguimento ainda estivessem fazendo sucesso, ainda apresentavam a mesma identidade visual que as consagrou há anos. Então, resolvemos mergulhar em algo que pudesse realmente trazer algo diferente e que “dialogasse” com os novos consumidores.

CONCEPÇÃO DE IDEIAS PARA O PRODUTO

Como parte do desenvolvimento do novo conceito, analisamos a embalagem e rótulo de diversas marcas concorrentes. Observamos que esse material explorava a ideia de sensualidade corporal feminina e∕ou de certa conquista masculina. Assim, decidimos representar uma mulher que pudesse exalar sua sensualidade, mas com poder, independência e brasilidade. Também pensamos que a garrafa de Catuabom poderia trazer algum diferencial, já que muitas embalagens de catuaba são de plástico.

RESULTADO FINAL: NOVO RÓTULO

Após diversas etapas, chegamos ao resultado final da nova Catuabom: uma garrafa de vidro, mais alongada e fácil de ser manuseada. Já o rótulo, ganhou design moderno, com novas cores e aplicações, nos tons de dourado e verde. A ilustração passou a apresentar uma mulher em um trono − transmitindo poder e independência −, rodeada de paisagem colorida e tropical. O slogan do produto também foi criado, tendo como base a noção de que a catuaba deveria ser consumida por todas as pessoas − independentemente de seu estilo de vida ou gosto pessoal − sendo definido como: “Feita pra geral”. Por fim, o trabalho recebeu aprovação unânime tanto por parte do cliente quanto do público. Claro, isso nos proporcionou aquela sensação com misto de orgulho, dever cumprido e vontade de saborear uma Catuabom com gelo no fim do expediente.

FICHA TÉCNICA

Direção de criação: Diogo Alcântara. Planejamento e redação: Mariana Capiccoto. Atendimento: Wesley Borges.

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Identidade visual: Como nasceu a Shitake Naturati

A publicidade tem como um de seus pilares divulgar produtos ou serviços para o consumidor. Mas também tem o poder de transformar sonhos em realidade. Duvida? É a partir dessa premissa que mostraremos como a X idea Agência de Publicidade foi parte da conquista do Junio Martins e da Lucília Camargos. Eles desejavam ter um negócio com foco na produção de shitakes naturais. Porém, ainda não tinham um nome definido para iniciá-lo e, evidentemente, precisavam de uma identidade visual para sua futura marca. É aí que entramos em cena. Confira este case de sucesso e seu processo.

ETAPAS INICIAIS DO TRABALHO

De maneira direta, nosso desafio não era o de “apenas” desenvolver uma identidade visual. Mas de também encontrar um nome para a empresa, que fosse capaz de ser identificado imediatamente pelo consumidor. Assim, nossa equipe estudou, discutiu e analisou cada detalhe sobre os clientes e o mercado de produção de shitakes. O primeiro passo foi observar as características iniciais que rodeavam o produto. Logo, tratava-se de um empreendimento familiar a ser concebido no interior de São Paulo, especificamente na cidade de Tuiuti. Além disso, Junio e Lucília são casados e pais de trigêmeos. Um de seus pedidos era de que a ideia de família fosse evidenciada  na comunicação visual de alguma forma.

CONCEPÇÃO DE IDEAIS: COMO ESCOLHER O NOME DA EMPRESA

Com isso, fizemos brainstorms para colocar as ideias necessárias em prática. De início, o mais importante era pensar sobre o nome da empresa. Então, partimos do princípio de que se tratava de um produto natural, orgânico e produzido no interior. Logo, chegamos aos seguintes elementos principais:

  • Cogumelos – linha do produto, é natural.
  • Tuiuti –  origem, tradição e orgulho.

Desse modo, nasceu o nome Naturati, que unia o fato de ser um produto natural produzido, com orgulho, em Tuiuti. Mas o que poderia completá-lo? Decidimos, inicialmente, pensar em algo que facilitasse a sua identificação imediata. Logo, surgiram estas possibilidades: cogumelos ou shitakes. Após algumas análises, encontramos o nome perfeito: Shitake Naturati.

CRIAÇÃO DE IDENTIDADE VISUAL E CONCEITO

Nesse processo de construção, também foram desenvolvidas as concepções para o logotipo e demais aplicações. Como dito, os clientes deixaram claro que gostariam de algo que remetesse ao fato de ser uma empresa familiar. Então, optou-se finalmente por representar algo muito importante para eles: seus filhos. Para tanto, consideramos usar como símbolo uma tríade de shitakes. Após alguns processos, ficou decidido que seria feita uma ilustração para representar essa imagem. Optamos por usar formas e cores do cogumelo, mas de um jeito que fugisse do padrão adotado por outras empresas do ramo. Assim, o produto ganhou uma identidade visual completamente personalizada e de fácil compreensão por parte de seu consumidor. Ainda, reforçando o fato de se tratar de um produto orgânico, foi criado o slogan: “Natural como você nunca experimentou”.

APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL PARA APROVAÇÃO

Após todo o processo, chegou a hora mais esperada: a aprovação dos clientes. Eles observaram cada detalhe e ficaram muito felizes com as aplicações finais, que expressavam tudo aquilo que procuravam transmitir em seu produto. Posteriormente, também fomos responsáveis pelo desenvolvimento do site da empresa, além de materiais promocionais e rótulos do produto. Os frutos desse trabalho já estão sendo colhidos. Afinal, a Shitake Naturati tem ganhado amplo crescimento no mercado de produtos naturais em pouco tempo de operação. E nos sentimos extremamente orgulhosos de fazer parte da realização desse sonho.   Ficha técnica: Direção de arte: Gabriel Fortunato. Planejamento e redação: Mariana Capicotto. Atendimento:  Wesley Borges.

Reposicionamento de produto: Como Transformamos o rótulo da Catuabom

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